quarta-feira, 21 de julho de 2010

PESQUISA ATUAL: QUALIDADE (Projeto Sistema Qualiaids)

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL A PESSOAS VIVENDO COM HIV NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.



ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA QUALIAIDS



QUESTIONÁRIO, GUIA DE BOAS PRÁTICAS e APLICATIVO ELETRÔNICO



3ª APLICAÇAÕ E ANÁLISE


PERÍODO DE EXECUÇÃO: 2010-2011

Coordenação: Maria Ines Battistella Nemes (FMUSP)
O QUALIAIDS é um sistema para auto-avaliação da qualidade dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/Aids em nível ambulatorial. Foi desenvolvido e adaptado para uso eletrônico pela Equipe Qualiaids.
O aplicativo objetiva auxiliar os gerentes e equipes, responsáveis diretos pela assistência ambulatorial do Programa DST/Aids na avaliação e monitoramento do trabalho local. Foi desenvolvido com o apoio do Programa Nacional de DST e Aids.
É composto por um questionário de múltipla escolha sobre a organização da assistência local acompanhado por um conjunto de recomendações de boa prática para cada um dos aspectos abordados. Ao final das respostas, o programa emite um relatório que classifica os indicadores da qualidade da assistência local em relação a um padrão ouro.
O instrumento foi desenvolvido com base na pesquisa avaliativa “AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ATENÇÃO À AIDS NO BRASIL” conduzida entre 2001- 2002 entre os serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com aids localizados em sete estados brasileiros (CE,MA,MS, PA, RJ, RS,SP). Foi respondido por 322 serviços. (95,8% do universo de serviços dos sete estados)
Em outubro de 2006, o Programa Nacional de DST e Aids iniciou a implantação oficial do aplicativo, para a qual todos os serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com aids foram convidados a participar. Em 2007, o questionário foi respondido por 514 serviços (79,2% do universo dos serviços do Brasil). Os bancos de dados, assim como os relatórios contendo as análises das informações obtidas foram disponibilizados para o Departamento Nacional de DST e AIDS e Hepatites Virais.
Em 2008, a Equipe Qualiaids e técnicos do Departamento DST/HIV/AIDS/HV conduziram oficinas com todas as coordenações dos estados e as coordenações de capitais e grandes municípios para a entrega dos bancos de dados produzidos, a divulgação das análises de âmbito nacional contidas no relatório final e a capacitação dos coordenadores para a exploração e análise dos dados nos respectivos níveis de gestão.
A comparação dos resultados da aplicação do questionário em 2002 e 2007 evidenciou que embora tenha havido um incremento geral na qualidade média dos serviços, persistem problemas estruturais e notadamente gerenciais ainda não resolvidos.
O questionário na sua forma atual manteve bom poder de discriminação entre grupos de serviços de qualidade diferente mostrando assim sua utilidade para identificar e monitorar as variações na qualidade dos serviços.
Entretanto, decorridos oito anos desde a elaboração do instrumento, aconteceram mudanças importantes no tratamento da aids. Foram introduzidas novas drogas e os efeitos adversos das medicações, manifestados mais tardiamente ao longo do tratamento, agregaram novas demandas assistenciais e desafios para a organização dos serviços.
Desta forma, em consonância com as mudanças na terapêutica da aids e seus efeitos, este projeto propõe realizar uma revisão e adequação do questionário bem como do guia de boas prática a ele acoplado, com a finalidade de incorporar as demandas técnicas e organizacionais resultantes desta fase de evolução do tratamento.

Objetivo:

Atualizar o Sistema Qualiaids de avaliação e monitoramento da qualidade dos serviços que assistem pessoas vivendo com HIV nos serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde do Brasil.


Produtos Esperados:

Sistema Qualiaids atualizado: Questionário, Guia de Boas Práticas, Aplicativo Eletrônico Web

Emissão de relatórios em tempo real, mediante senha, para os níveis nacional, estaduais e municipais do Programa Nacional de Aids.

Relatório analítico para disseminação pública dos resultados.

Indicadores de qualidade dos serviços: geral, e segundo dimensões de disponibilidade de recursos humanos e materiais, organização da assistência e de gerenciamento técnico dos serviços, para integração ao Monitoraids.

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